1 de setembro de 2017

Formação Continuada na Fazenda Santa Gertrudes

No dia 31/08,  participamos de uma Formação Continuada com a presença dos educadores do CEI Alexandre Sartori  e Zuleika Novaes. Visitamos a Fazenda Santa Gertrudes com mais de um século de existência.
É importante conhecermos o passado, nos apropriarmos da nossa história, para podermos construir o futuro. Esta Formação Continuada  nos permitiu conhecer uma Fazenda do século XIX, produtora  de café e que foi responsável pela disseminação de cultura e tecnologia na região. O projeto desenvolvido pelas escolas "Nossas histórias, nossas memórias ... nos trouxeram até aqui" foi ricamente fundamento pelo passeio, já que muitos profissionais fizeram referências de suas histórias pessoais vividas na Região de Sousas e Joaquim Egídio durante a visita.



As flores perfumadas da jabuticabeira


Organização dos quartos - o berço








"Um povo que não  preocupa em preservar sua memória perde-se na história e se aniquila a curto prazo, na sua cultura". (Paulo José de Oliveira)



Muitas histórias e muito aprendizado



Entre 1890 e 1910 , o Conde de Prates construiu uma das maiores e mais tecnificadas estruturas de plantação, benefício e comercialização do café o que implicava em carpintaria, ferraria, selaria, tulha de café, máquinas de banefício, armazéns, marcenaria, escola, cinema, cocheiras, currais, barragens, aquedutos, igreja, mirantes, usina a vapor para fornecimento da energia elétrica além de cunhar sua própria moeda.




A beleza do Ipê Amarelo


As máquinas utilizadas no processamento do café








Maiores informações, acessar o site <http://www.fazendasantagertrudes.com.br/br/afazenda>

Nenhum comentário: