14 de setembro de 2017

Importância do brincar na educação infantil

A brincadeira é um meio pelo qual a criança se apropria dos objetos materiais e simbólicos produzidos pela humanidade.
Para Vygotsky, a brincadeira é a atividade que proporciona maior aprendizado às crianças, ela é central, mas não a única. Ainda no que diz respeito à centralidade do lúdico, esclarecemos que o ensino deve ser o eixo central das atividades pedagógicas. Neste contexto, o lúdico precisa ser compreendido como “recurso pedagógico que envolve a brincadeira de maneira séria, pois deve ser visto como um fator de aprendizagem significativa para o educando, possibilitando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social” (CINTRA, PROENÇA, JESUÍNO, 2010, p.226).
A brincadeira é uma atividade que influencia diretamente a formação dos processos psíquicos da criança, pois neste período ocorrem transformações importantes para o desenvolvimento da criança. Ela contribui no processo de aprendizagem, atuando nos aspectos cognitivos (imaginação, atenção, memória, linguagem), mas também no âmbito social ao propiciar a socialização entre os pares, reconhecimento do eu e o outro, desenvolvimento da personalidade a partir da interação com adultos e outras crianças.

Texto adaptado por Tânia Alves da Silva

CINTRA, R. C. G. G.; PROENÇA, M. A. M.; JESUÍNO, M. dos S. A historicidade do lúdico na abordagem histórico-cultural de Vigotski. Revista Rascunhos Culturais. Coxim/MS, v.1 nº.2, p. 225 - 238 jul./dez.2010.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

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