A brincadeira é um meio pelo
qual a criança se apropria dos objetos materiais e simbólicos produzidos pela
humanidade.
Para Vygotsky, a brincadeira
é a atividade que proporciona maior aprendizado às crianças, ela é central, mas
não a única. Ainda no que diz respeito à centralidade do lúdico, esclarecemos
que o ensino deve ser o eixo central das atividades pedagógicas. Neste
contexto, o lúdico precisa ser compreendido como “recurso pedagógico que
envolve a brincadeira de maneira séria, pois deve ser visto como um fator de
aprendizagem significativa para o educando, possibilitando o desenvolvimento
motor, cognitivo, afetivo e social” (CINTRA, PROENÇA, JESUÍNO, 2010, p.226).
A brincadeira é uma
atividade que influencia diretamente a formação dos processos psíquicos da
criança, pois neste período ocorrem transformações importantes para o
desenvolvimento da criança. Ela contribui no processo de aprendizagem, atuando
nos aspectos cognitivos (imaginação, atenção, memória, linguagem), mas também
no âmbito social ao propiciar a socialização entre os pares, reconhecimento do
eu e o outro, desenvolvimento da personalidade a partir da interação com
adultos e outras crianças.
Texto adaptado por Tânia Alves da Silva
CINTRA,
R. C. G. G.; PROENÇA, M. A. M.; JESUÍNO, M. dos S. A historicidade do lúdico
na abordagem histórico-cultural de Vigotski. Revista Rascunhos Culturais.
Coxim/MS, v.1 nº.2, p. 225 - 238 jul./dez.2010.
VIGOTSKI,
L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos
psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário