28 de novembro de 2017

Brincar e desenhar, atividades essenciais na educação infantil

De acordo com as autoras Fontana e Cruz (1999, p.118) brincar e desenhar são atividades fundamentais da criança. Ela brinca e desenha na rua, em casa, na escola. Pela brincadeira e pelo desenho, ela fala, pensa, elabora sentidos para o mundo, para as coisas, para as relações. Pela brincadeira, objetos e movimentos são transformados. As relações sociais em que a criança está imersa são elaboradas, revividas, compreendidas. Brincando de casinha, de médico, de escolinha, de roda, de amarelinha, de bolinhas de gude ou de pião, a criança se relaciona com seus companheiros, e com eles, num movimento partilhado, dá sentido às coisas da vida. Pelo desenho, a criança deixa suas primeiras marcas. Traços, rabiscos, círculos, que, aos poucos, vão assumindo formas mais definidas. As marcas são nomeadas — pelos outros e por ela mesma — e come-çam a se tornar simbólicas. Pelo desenho é possível representar objetos, pessoas, espaços. A criança desenha sozinha, com outros, para outros. Pelo desenho ela fala de si e do mundo.

FONTANA, Roseli; CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e trabalho pedagógico.  São Paulo: Atual, 1997.

Nenhum comentário: