6 de agosto de 2018

Interações e brincadeiras no CEI

Interações entre as turmas acontecem constantemente. As crianças se encontram nos corredores e nos diversos espaços da escola. Passeios ao entorno também são feitos com a presença das crianças e adultos das diversas turmas.














De acordo com Almeida (2003, p.39) "[...] a educação infantil é um espaço original, onde crianças pequenas podem se desenvolver como indivíduos ativos e criadores. Sua função é promover aprendizagens significativas, através das quais se revela o mundo interior da criança. Se a instituição de educação infantil puder proporcionar à criança pequena um espaço com muitas atividades com o brincar, estará propiciando melhores condições para que seja apta a, em diferentes circunstâncias, aprender por si mesma, conhecendo suas capacidades e limitações. (ALMEIDA, 2003).



 Para Vygotsky (1998, 67) "a promoção de atividades que, favoreçam o envolvimento da criança em brincadeiras, principalmente aqueles que promovem a criação de situações imaginárias, tem nítida função pedagógica. A escola e, particularmente, a pré-escola poderiam se utilizar deliberadamente desse tipo de situações para atuar no processo de desenvolvimento das crianças".







Nenhum comentário: