28 de setembro de 2020

HOJE É DIA DE PARLENDAS


Imagem de https//todamateria.com.br/parlendas

 

OLÁ, CRIANÇAS E FAMÍLIAS!




Hoje, as professoras Priscila e Melissa, do CEI Zuleika Novaes, falam um pouquinho sobre as PARLENDAS, versos simples que apresentam ritmo, rima e são de fácil memorização.

As parlendas surgiram da sabedoria popular e da história das tradições populares do Brasil, e fazem parte do folclore brasileiro. Divertindo crianças e adultos e passando de geração para geração.

O significado da palavra PARLENDA é “falar muito” e possui origem no latim, vindo
do verbo parlare que significa “falar”.

Cliquem nos vídeos abaixo e confiram!







Que outras parlendas vocês conhecem? Deixem nos comentários!

Confiram outras parlendas muito queridas pelas crianças clicando nos links a seguir:

Palavra Cantada: Pout Pourri de parlendas

Rita Rocha: Parlendas



Beijos das equipes do CEI Zuleika e CEI Alexandre


👫👬👭👫👬👭👫👬👭👫👬👭👫👬👭



PARA OS ADULTOS

POR QUE PARLENDAS?

E, COMO PROPOR ÀS CRIANÇAS?


As práticas de leitura têm um grande valor na construção linguística e oral da criança. Embora a criança ainda não saiba ler convencionalmente, pode fazê-lo por meio da escuta da leitura do professor, mesmo que não possa decifrar todas e cada uma das palavras.

Ouvir um texto já é uma forma de leitura

É de grande relevância o acesso das crianças a diversos tipos literários e de materiais escritos, uma vez que isso possibilita a elas o contato com práticas culturais mediadas pela escrita. Poesias, Parlendas, Trava-línguas e adivinhas são alguns exemplos.


Muitos desses gêneros são praticados pela oralidade, e quando são memorizados e repetidos, possibilitam às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmos e rimas. Com isso, a criança passa a “experimentar” auditivamente as semelhanças sonoras, fazendo posteriormente uma relação com a representação gráfica, e, ao perceber esta relação entre fonema e grafema, a criança inicia seu processo de alfabetização.

Trabalhar a leitura intuitiva do texto e imagens, a busca por letras iniciais e finais e a percepção espacial do texto (início, meio, fim, título), são algumas das proposta que a família pode fazer com as crianças neste tempo de distanciamento social.

QUE TAL IMPRIMIR ESTAS PARLENDAS E PROPOR PARA AS CRIANÇAS?









                POSTAGEM COLETIVA DOS CEIs ZULEIKA HELLMEISTER NOVAES E ALEXANDRE SARTORI FARIA 
REFERENTE AO PROJETO: BRASIL: UM PAÍS DE TODOS!



👫👬👭👫👬👭👫👬👭👫👬👭👫👬👭



Vídeo 01: Professora Priscila Vicente

Vídeo 02: Professora Melissa Bryar

Texto: Professoras Melissa Bryar e Priscila Vicente

Layout do texto: Professora Melissa Bryar

Atividades para imprimir: Melissa Bryar (material de acervo pessoal-2016)

Layout do blog: Professoras Kátia Coutinho e Tania Alves



 "Reforçamos que todas as postagens do blog têm finalidade exclusivamente educacional, sem fins lucrativos." 
"A reprodução total ou parcial do conteúdo desse blog necessita da nossa autorização."

"Conteúdo protegido por direito autoral nos termos da Lei nº 9610/98"


Nenhum comentário: