16 de outubro de 2020

BRINCADEIRAS CULTURAIS

 

BRINCADEIRAS CULTURAIS

Encerrando este ciclo de postagens coletivas sobre Brincadeiras Culturais, apresentamos a postagem coletiva do CEI Profª Zuleika Novaes, da equipe Agrupamento 2/3 Adais, Maricy e Simone.

Divirtam-se e mandem seus registros!!!

As próximas postagens serão sobre "Os elementos da Natureza:  A água e o Rio que passa aqui... E o nosso café tem história para contar...

Preparem-se...


Crianças na praça
http://interagiraquieagora.blogspot.com/2012/08/telas-de-ivan-cruz-brincadeiras-de.html / acesso 16/10/20



Muitas brincadeiras culturais existentes no Brasil 

têm uma forte influencia de algumas imigrações, 

tais como: Francesa, Portuguesa e Africana. Os 

índios também fazem parte dessa cultura 

influenciadora; a “PE’ TEKA”, que em tupi significa 

"bater", era uma brincadeira muito utilizada. Hoje, 

conhecemos como nossa tradicional “PETECA”.




A infância é marcada por brincadeiras significativas para a vida das crianças. 

Essas brincadeiras são passadas de geração para geração.


Então, vamos conhecer mais 

algumas 

brincadeiras culturais?

 


ADOLETA, do francês “ Andouilette”, origem FRANCESA.

 Uma brincadeira infantil em que os 

participantes fazem formação em roda, batem a 

mão do outro participante e cantam a música 

“Adoleta”. Trazida para o país durante a imigração 

francesa, foi sofrendo adaptações com o passar do tempo...

magem dehttps://catracalivre.com.br/criatividade/6-brincadeiras-para-fazer-com-criancas-sem-usar-brinquedos/


PEDRA, PAPEL E TESOURA, também chamado em 

algumas regiões do Brasil de jokempô, pois tem sua origem no JAPÃO.

é um jogo de mãos recreativo e simples para duas 

ou mais pessoas, que não requer equipamentos 

nem habilidades. Os jogadores devem 

simultaneamente esticar a mão, na qual cada um 

formou um símbolo (que significa pedra, papel ou 

tesoura). Então, os jogadores comparam os 

símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma:

·         PEDRA ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a)

·         TESOURA ganha do papel (cortando-a).

·         PAPEL ganha da pedra (embrulhando-a).

 

Imagem  hiraganatimes.
https://www.aprendendojapones.com/2008/06/07/jankenpon/acesso 16/10/20



AMARELINHA (CONTINENTE AFRICANO): 

cada participante começa 

a brincadeira de um lado do gráfico, com cada pé 

em um quadrado. Eles devem pular para os 

quadrados e para direita, ao mesmo tempo. Depois 

de pular para os dois quadrados ao lado, eles pulam 

de volta, momento em que começam o jogo. Então, 

saltam para os quadrados da frente.


Vamos brincar?

A PROFESSORA MARICI E AS MONITORAS

 SIMONE E ADAÍS JÁ FIZERAM O DESAFIO 

DAS BRINCADEIRAS..

GRAVARAM UM VÍDEO BEM LEGAL E

 LANÇANDO O DESAFIO PARA 

VOCÊS!!!

 

 


 

 

COMPARTILHEM CONOSCO A BRINCADEIRA COM

 FOTOS OU VÍDEOS:

email do cemeialexandresartorifaria@gmail.com ou pelo whatsapp da turma de seu/sua filho/a para colocarmos aqui no nosso blog. 


Um abraço saudoso de toda equipe!!!

POSTAGEM COLETIVA DOS CEIS PROFª ZULEIKA HELLMEISTER NOVAES E ALEXANDRE SARTORI FARIA  REFERENTE AO PROJETO: "BRASIL: UM PAÍS DE MUITOS POVOS."


ATENÇÃO!

ESTA É A ÚLTIMA POSTAGEM DO TEMA BRINCADEIRAS!!

SEMANA QUE VEM TEREMOS NOVIDADES! AGUARDEM!


Vídeo: Monitora Adaís Alona

Participação no vídeo: Professora Marici Ignácio, monitora Simone Franco e monitora Adaís Alona..

Texto: Monitora Adaís Alona

Layout do texto: Professora Melissa Bryar

Revisão: Professora Priscila Vicente

Modificado por: Professora Kátia, Professora Tânia


 "Reforçamos que todas as postagens do blog têm finalidade exclusivamente educacional, sem fins lucrativos." 

"A reprodução total ou parcial do conteúdo desse blog necessita da nossa autorização."

"Conteúdo protegido por direito autoral nos termos da Lei nº 9610/98"






Nenhum comentário: