ELEMENTOS DA NATUREZA
TERRA
ENRAIZAMENTO, FAMÍLIA, CULTURA
CONHECENDO UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA, ATRAVÉS DO CAFÉ!
O início do povoamento de Sousas e aconteceu em 1830, quando Aleixo Antônio de Godoy e Bernardo José Sampaio, construíram uma ponte de madeira. O povoado foi crescendo e se transformou em um pequeno arraial, conhecido como "Ponte do Arraial".
Ainda sobre o distrito de Sousas, é oportuno dizer que ele (...) manteve quase que intactas características de vila rural, cidadezinha que nasceu ou cresceu à sombra dos cafeeiros" (REVISTA LOCAL, 2019, p.7).
O início da cultura de café trouxe uma nova dinâmica econômica para a região, atraindo novos moradores, inclusive os imigrantes italianos.
O CAFÉ (1935)
O LAVRADOR DE CAFÉ (1934)
Candido Portinari cresceu em uma fazenda de café, onde seus pais, imigrantes italianos, trabalhavam.
No que diz respeito à história do distrito de Joaquim Egídio, antes de receber esse nome, era chamado de Laranjal, devido a grande quantidade de laranjeiras plantadas entre os cafezais.
A região onde fica Joaquim Egídio, assim como Sousas, surgiu em função das fazendas cafeeiras e se desenvolveu com o estabelecimento do Ramal Férreo Campineiro, estabelecido na década de 1890 extinto em 1960, que ligava Joaquim Egídio, à Estação Campinas (atualmente Estação Cultura). (REVISTA LOCAL, 2009, p. 10).
A seguir, apresentamos vídeos sobre sobre diversos aspectos da produção de café.
No primeiro vídeo, tivemos a contribuição da professora Fátima (AG 1B) e do seu sogro, Gonçalo Almagro que tem uma pequena plantação de café.
Recebemos uma contribuição do Marcelo, bibliotecário da Biblioteca Guilherme de Almeida, em Sousas. Nesse espaço, há livros e fotos que contam a história de ambos os distritos.
Publicação organizada por: Irô, Luiza, Mariane, Maria José, Rita, Tânia Alves
Texto: Professora Tânia Alves
Revisão: Monitora Rita Freitas, Profª Kátia Coutinho
"A reprodução total ou parcial do conteúdo desse blog necessita da nossa autorização."
"Conteúdo protegido por direito autoral nos termos da Lei nº 9610/98".
Nenhum comentário:
Postar um comentário