27 de novembro de 2020

 Hoje a Michele, a Karin e a Cristina, educadoras do AGIA, trazem uma linda mensagem para todos nós refletirmos sobre esses tempos de pandemia.

MEMÓRIAS AFETIVAS

Assistir desenho animado no sofá com a família, brincar na chuva, jogar bets na rua, alugar filme em VHS... Você tem boas memórias da infância?

A Pandemia é algo ruim que nos acometeu, mas também permitiu que pudéssemos ter mais tempo em casa. Para a criança, até mesmo para os bebês, é um momento importante para criação de memórias afetivas.


"Mas afinal, o que é a memória afetiva? São as lembranças que irão surgir por causa de elementos sensoriais e emocionais. Elas podem aparecer a partir de sabores, cores, cheiros, ou ainda sons de coisas que já aconteceram e se tornaram marcantes. É também a memória sinestésica, capaz de lembrar do período da infância, ou da adolescência, trazendo um sentimento do passado para o tempo presente. Ao longo desses mais de três meses de isolamento social, as crianças tendem a criar uma memória afetiva sobre o momento atual." (Fonte: site pais e filhos)

Entretanto, não precisa se preocupar achando que é algo muito complicado, essas memórias são criadas de modo simples, em momentos diversos, inclusive na interação familiar. Pensando nisso, proporcione para a criança tempo de qualidade oferecendo uma escuta atenciosa, mostre algumas brincadeiras da sua infância, conte histórias e a sua história, monte uma árvore genealógica... É permitido usar a criatividade para a construção de boas lembranças e será divertido para todos.

E não esqueça de registrar no celular, em um álbum de fotografia ou no potinho das lembranças, vocês vão adorar reviver esses momentos.


Encerramos esse texto com uma citação do pediatra espanhol, Carlos Gonzalez no livro “Besame Mucho – Como criar seus filhos com amor", sobre resgatarmos nosso instinto de cuidado para o desenvolvimento saudável de nossos filhos:

"Os dias mais felizes da nossa infância são aqueles nos quais nossos pais (ou nossos avós, irmãos ou amigos) nos fizeram felizes. Mesmo quando parece que o que nos fez feliz foi o trem elétrico. Se olharmos melhor, sempre têm pessoas por trás. Os pais que nos deram o presente, o sorriso ou elogio, o irmão com quem dividimos, nem sempre com boa vontade. Os dias mais felizes do seu filho estão por vir, depende de você”.

Fotos site: Pinterest




Nenhum comentário: